Translate

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Maias - Sociedade e Politica


Política e Sociedade

 
 



A sociedade maia foi organizada em torno de uma rígida estrutura hierárquica, na qual, desde seu início e, através de seu desenvolvimento, a classe nobre, os almenehoob, encontravam-se no topo da pirâmide social e detinham todo o poder político e religioso. Os laços entre as castas dirigentes eram sempre hereditários, o que fez com que o governo fosse mantido nas mãos de famílias nobres e seus descendentes. A única excessão era o caso dos comerciantes, que, pelo fato de conhecerem caminhos e cidades distantes, alcançavam um status social de nobreza, por fornecer informações estratégicas ao imperador. No geral, a civilização maia era uma sociedade teocrática, onde o poder correspondia aos sacerdotes e ao imperador, que era tido como um deus na terra.




Sociedade



De modo geral, os estados maias foram organizados como províncias independentes. Cada província era governada por apenas um governante, chamado Ahau, que concentrava o poder político, religioso e militar. Cada povoado da província era governado pelo Batab, o chefe local, subordinado ao Ahau da província. Em seguida, cada bairro, de cada povoado, era dirigido por um Ah Cuch Cab, o chefe menor. Durante a época de guerra, as milícias eram comandadas pelo Nacom, o chefe militar supremo, que, como qualquer outro funcionário, também respondia ao Ahau da província. Na mesma classe social do chefe Batab estava o sacerdote, chamado Ahkin; o superior máximo do poder sacerdotal era o Ahuacán, supremo sacerdote, encarregado de todos os templos, rituais e sacrifícios, assim como responsável pela astronomia, escritura e os cálculos dos calendários. Na base da pirâmide social estavam os artesãos, os camponeses e os escravos.




Política





Durante o período clássico, o governante de uma província era chamado Ahau Te’ e os senhores governantes dos povos da província, eram chamados Sahl. No final deste período, já adentrando a era pós-clássica, existiu um governo de províncias confederadas chamado Multepal. Sob este sistema político existiam duas grandes hegemonias localizadas, primeiramente na cidade de Chichén Itzá e em Mayapán, tempos depois. O comando estava a cargo de vários chefes ligados por um conselho de governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário