Translate

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Maias - Religião e Medicina

Continuando a Série sobre os Maias hoje falaremso sobre a Religião e Medicina deste povo
 




Religião



Os Maias tinham uma religião politeísta, rendiam culto a muitos deuses, que podiam ser masculinos e femininos, jovens e velhos, benéficos e maléficos, também alguns não eram seres perfeitos como em outras religiões, nem culto suficientes, que para continuar existindo necessitariam de homens e do culto.

Suas divindades eram representadas como seres de características humanas, animais e vegetais. Devido a dificuldade para identificar certas figuras nos códices que aparecem na escrita, eles eram denominados como letras. Os principais deuses, além dos correspondentes números e os lapsos foram entre Yucatecos os seguintes: Hunab kei deus celeste; Itzamná (deus D) do céu, Ahuia (deus G) do Sol ; Chaac (deus B) da chuva; Ah puch (deus A) cenote do inframundo e dos mortos; Ixchel (deusa I) da lua. Segundo o pensamento Maia, os deuses criaram o mundo com o fim de que, não poderia habitar um ser que não os venera-se.

Julgavam o mundo como sendo uma superfície plana e quadrangular que se divide em quatro setores dos quais se associavam em cores significativas: roxo ao leste, amarelo ao sul, branco ao norte, negro ao oeste e verde ao centro, lugar onde se encontra uma grande selva cuja as raízes penetram no mundo subterrâneo, formado por nove estados e cuja copa toca os níveis do céu.
 
 



Medicina



Os Maias tiveram uma medicina que foi combinação da Ciência e magia, pois consideravam que as enfermidades teriam tantos casos naturais como sobrenaturais. O médico era o ahmén, quem diagnosticava a partir de sintomas, fundados na idéia de que as enfermidades se devia ao frio, ao calor ou a alguma coisa mágica.

Havia médicos especializados,como herbolárias, hueseros e parteras. Entre as curas haviam infusões e pomadas feitas de ervas, substâncias animais, sangrias, hantro de vapor e fórmulas mágicas.
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário