Translate

quinta-feira, 20 de março de 2014

Thunderbird (Pássaro-Trovão)



O Thunderbird (Pássaro-Trovão) é uma criatura criptozoológica que habita diversas regiões dos Estados Unidos. Foi avistado em estados diversos como Illinois, Texas, Arizona, Missouri e até mesmo o Alasca!


1. Descrição


O Thunderbird é descrito como um enorme pássaro de aproximadamente 3 a 6 metros de envergadura (De uma asa a outra) e com até 2 metros de altura, e suas cores seriam cinza, marrom ou preto. Quem o avistou o descreve como um condor gigantesco, e algumas vezes é descrito com feições de águia.



(Condor)




2. Avistamentos.


São muitos os avistamentos dos Thunderbirds nos Estados Unidos. O mais antigo deles data de 1890, quando dois cowboys capturaram um enorme animal voador, que segundo suas descrições, tinha pele macia, asas de morcego, e uma cabeça que lembrava a de um crocodilo, mais ou menos a descrição de um pterodáctilo. Uma foto chegou a ser tirada do animal, mas ela se perdeu com o tempo, tudo o que restou atualmente são suposições de como a imagem seria.



(Suposição de como a foto de 1890 seria)



Depois disso, pássaros gigantes só voltaram a ser avistados a partir dos anos 40, quando três pessoas de Overland, Illinois, avistaram uma ave gigantesca voando nos céus. Inicialmente pensaram ser um avião, até perceberem que o "avião" em questão batia suas asas. Semanas mais tarde, no mesmo estado, mas na cidade de Alton, um homem viu uma ave enorme sobrevoando a região. Segundo o homem, a ave voava à 150 metros de altura, e emitia uma sombra do tamanho de um avião pequeno.

Outros avistamentos ocorreram em St. Louis, fazendo a cidade toda se mobilizar para descobrir o que estava acontecendo. Entretanto, o caso foi 'encerrado' após moradores encontrarem traços de que garças-reais-americanas habitavam uma pequena ilha.

Um dos avistamentos mais famosos aconteceu em 1977, quando um garoto foi capturado por um Thunderbird enquanto brincava com seus amigos em Lawndale, Illinois. As três crianças brincavam no jardim de uma casa quando duas aves enormes apareceram e perseguiram os garotos, capturando um deles. A ave o ergueu a um metro acima do solo, mas o garoto se debateu contra as garras do pássaro até que este o soltou.

Em 2002, uma ave muito grande foi vista no estado do Alasca, mas cientistas acreditam se tratar de uma Águia-Marinha-De-Stellar, que tem até 2 metros de envergadura. E em 2007, avistamentos ocorreram em San Antonio, no Texas, e na Índia, onde algumas fotos foram tiradas:










Atualmente, Thunderbirds foram avistados na Pensilvânia, na região da Floresta Negra, mas pouco se sabe sobre este fato.
 
 

3. Mitologia



O Thunderbird ganhou esse nome por causa de sua variante mitológica. Os nativos americanos acreditavam que uma grande ave habitava os céus, e que o bater de suas asas produzia os trovões, por isso o nome Thunderbird (Pássaro-Trovão). O animal é muito cultuado na cultura indígena, e figura muitas histórias, artes e totens.
 
O espírito do Trovão se manifestaria na terra, segundo a crença, na forma do Pássaro Trovão.

O bico e os olhos dessa fera enorme, semelhante a uma águia, desferem o raio enquanto seu bater de asas é ouvido no trovão. Atribuem-se a ele poderes assombrosos de criação e destruição.

Entre os lacotas, o Pássaro Trovão, Wakinyan, é um deus auxiliar, uma manifestação do ser supremo: existe um forte culto associado à experiência pessoal de encontrá-lo. Para os iroquois, ele assume forma humana como Hino, o Espírito do Trovão, guardião do céu.

Na costa noroeste, o Pássaro Trovão é um dos principais deuses do céu e é grande o bastante para carregar baleias, das quais se alimenta.

Os povos do oeste acreditam que há quatro Pássaros Trovão, um em cada quadrante do mundo. Nesta região e em outras, o Pássaro Trovão está envolvido numa constante batalha com espíritos maléficos ou serpentes do mundo subterrâneo, como a pantera subaquática. Seus choques causariam os fenômenos naturais mais violentos, como terremotos, inundações e grandes tempestades.

Qualquer coisa atingida pelo raio do Pássaro Trovão, segundo os indígenas americanos, é dotada de um determinado poder que deve ser evitado ou venerado, dependendo da tradição local.

Não é de se espantar que muitos acreditam que os avistamentos reais dos Thunderbirds não passam de apenas lendas urbanas ou continuações de histórias contadas por ancestrais.


4. Opiniões


As opiniões sobre o Thunderbird são diversas. Céticos acreditam ser apenas lenda urbana ou avistamentos de tipos existentes de ave cujo tamanho é mal interpretado. Já os criptozoólogos possuem duas opiniões: Ou é de fato uma criatura criptozoológica ou se trata de um animal que muitos pensavam estar extinto, mas que ainda vive.
Neste último caso, há duas espécies que entram na lista: Teratornithidae (Ave pré-histórica cuja uma das espécies chegava a ter 8 metros de altura, seria um parente distante do condor - a foto do início desse post mostra um modelo de como seria uma dessas) ou Arquiophterix (Ave pré-histórica cujo fóssil gera controvérsia até hoje, já que seus restos parecem ser de um lagarto voador, mas suas asas possuem traços de penas).






(Teratornithidae)



(Arquiophterix)


Seja qual for a ave, o Thunderbird ainda continua um mistério, e seus avistamentos também continuam. Quando o próximo aparecerá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário