Cada religião, cada sociedade e cada pessoa acredita em coisas diferentes. Algumas pessoas acreditam em algo racionalmente, outras são passionais, acreditando no que lhes conforta ou faz bem, mesmo que não faça muito sentido. Por isso, cada parte do mundo tem sua história para diversos fatos, como a criação do mundo:
Ovo Cósmico
Na China, eles acreditam que o primeiro ser a existir foi P’an Ku, que surgiu no Caos Primordial, quando tudo que havia era o vazio. Durante 18 mil anos, esse ser foi sendo gerado dentro de um ovo cósmico.Após todo esse tempo, ele saiu de sua casca. O que ficou acima virou o céu, o que estava abaixo virou a Terra. Assim também surgiram os opostos da natureza, como o masculino e feminino, úmido e seco, claro e escuro, bem e mal…
Após todo essa trabalho, P’an Ku se partiu em milhares de pedaços, cada um gerando uma das coisas desse planeta. Os membros dele viraram as montanhas, seu sangue virou a água, o cabelo gerou a grama, o suor trouxe a chuva, os músculos geraram a terra, os pelos viraram florestas e a pele gerou o chão. O olho direito transformou-se na Lua e o esquerdo no Sol. Nós, humanos, surgimos dos parasitas que habitam o corpo desse ser poderoso.
Sêmen de deus
Na mitologia hindu existem três deuses, sendo Brahma (o criador), Vishnu (o preservador) e Shiva (o destruidor). Cada um tem suas responsabilidades com o mundo e os três juntos formam o “Supremo”.O mito de criação possui diversas variações, mas todos, basicamente, começam com Brahma surgindo de alguma coisa, seja água ou uma flor de lótus. Contudo, antes disso, usando apenas seu pensamento, Brahma joga seu sêmen na água, de onde surge um ovo dourado, que gera seu corpo.
O resto desse ovo, após a geração do deus, é responsável por criar o Universo. Em algumas versões, o próprio deus se divide em infinitas partes até que gera todos os seres do planeta; em outras, ele cria o primeiro casal e eles que geram tudo, inclusive os animais.
Depois de muitos e muitos anos, Shiva vem e destrói tudo, deixando apenas um oceano de caos, onde Vishnu flutua, até que de seu umbigo surge o espírito de Brahma e todo o processo começa novamente.
A loucura Escandinava
Em lugar obscuro existia Niflheim, um lugar gelado. Ali perto, havia Muspelheim, onde existia um grande fogo e demônios. A união entre o fogo e o gelo que escorria gerou uma vaca, chamada Audhumla e um gigante chamado Ymir.Enquanto Ymir mamava na vaca, ela criou outro seres, que acabaram gerando Odin. Este matou Ymir e de sua carne surgiu a terra, do sangue veio o mar, as nuvens de seu cérebro, do cabelo surgiram as árvores e as montanhas vieram dos ossos.
Depois disso, foi criada a morada dos deuses, que depois encontraram duas árvores, as quais ganharam vida e deram origem aos primeiros humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário